Nota de Esclarecimento da Secretaria Municipal de Saúde de Guamaré
Acerca de uma situação exposta nas redes sociais sobre o quadro clínico de um paciente internado no Hospital Municipal Manoel Lucas de Miranda, a Prefeitura de Guamaré por meio da Secretaria Municipal de Saúde esclarece:
Primeiramente, dentro da hierarquia do Sistema Único de Saúde, a Rede de atenção as urgências cardiológicas, que inclui o Infarto Agudo do Miocárdio, encontra-se na Alta complexidade, sob a responsabilidade estadual.
Com o compromisso de garantir e assegurar o direito a assistência médica aos pacientes do município, o HMLM recebeu o Senhor Francisco Juliano Nascimento, inicialmente atendido na UPA de Baixa do Meio, com suspeita de Infarto Agudo do Miocárdio.
O paciente foi atendido pelo médico plantonista com história de dor precordial há mais ou mesmo 24 horas de evolução, portanto, fora da janela de tempo para atendimento de urgência cardiológica.
Ao paciente está sendo prestada toda assistência compatível com o seu diagnóstico. Foram realizados todos os exames laboratoriais, inclusive para confirmação do diagnóstico de Infarto, destacando-se que não consta em seu prontuário solicitação ou encaminhamento médico para leito de UTI, diferente do quadro divulgado nas redes sociais.
Seu Francisco Juliano encontra-se no momento estável, sem dor precordial e tem avaliação cardiológica para essa quarta-feira, dia 30, no município de Natal. No momento, o HMLM encontra-se com sete pacientes internados na Clínica Médica e o maior tempo de permanecia nessa unidade é de cinco dias.
Guamaré, 29 de outubro de 2019
Secretaria Municipal de Saúde