Lagoa Seca: “O povo daqui clama por água, e de uma estrada melhor para se locomover” Disse Seu Chico
Falta de abastecimento de água potável para atender a todos, estrada de acesso à comunidade precária há décadas, no período de chuva fica intransitável, as famílias ficam ilhadas, falta de uma área de laser para os jovens e encontro das famílias, pouca iluminação pública, pavimentação, coleta de lixo, transporte e policiamento ostensivo. São estes alguns dos problemas enfrentados por cerca de 300 famílias que residem na comunidade de Lagoa Seca, zona rural do município de Guamaré.
Nossa reportagem conversou com varias famílias e destacamos a boa prosa com Seu Francisco, mas conhecido por Chico Panema, um dos moradores mais antigos da comunidade. A idade com mais de 70 anos não o impediu dele abri seu coração, e em nome de seus filhos, de seus netos, e das demais famílias que residem em Lagoa Seca, ele fez um apelo ao poder público, “O povo daqui clama por água, e de uma estrada melhor para se locomover”.
Na campanha eleitoral o candidato a prefeito Adriano Diógenes, esteve visitando a comunidade, ouviu e foi ouvido pelas famílias, sentiu a dor do povo doendo nele de perto, ouviu as reivindicações que não foram poucas. Esta semana ele voltou ao distrito já como prefeito eleito, com uma vontade que não se mede não para prometer, mas para fazer acontecer, e fazer em tempo.
O prefeito Adriano carrega nas mãos a caneta que rege o poder municipal, mas sob os ombros o desejo que é de todos por dias melhores. Porém, ele sozinho pouco pode fazer… É necessário que a população deem as mãos, e o ajudem o gestor a governar pelo o exemplo, entendendo e aceitando as mudanças que estão e precisam serem feitas no governo, para que as ações com as realizações aconteçam em prol do povo, em especial, os menos favorecidos.
Antes da reportagem sair de sua residência, uma frase dita por Seu Chico muito me chamou atenção, a saber: “Meu filho, já estou velho, e com minha saúde comprometida, mas quero que Deus me der vida para que eu possa ainda ver a água chegar aqui na comunidade, e as famílias poder andar numa estrada melhor. Este rapaz, o Doutor Adriano, encheu meu coração de esperança, quando ele esteve aqui me visitando”. Concluiu.
Confesso… Que blogueiro também chora, e eu acabei me emocionando com o pedido deste homem simples, pai de família, agricultor, de família pobre. Ele não pediu nada pra ele diante de uma oportunidade unica com o prefeito, mas pediu água potável para as famílias beber, e uma estrada melhor para o povo da comunidade de Lagoa Seca.