Prefeito Hélio participa da 5ª Cavalgada de São Sebastião em Baixa do Meio
“As imagens não me deixam mentir… A Cavalgada alusiva às festividades de São Sebastião, padroeiro da comunidade do distrito de Baixa do Meio, foi um sucesso de público na manhã deste domingo (14), em sua 5ª edição”.
“O prefeito Hélio Willamy ficou entre os cavaleiros e amazonas durante todo percurso”.
Mantendo a tradição, foi realizada mais um tradicional Cavalgada de São Sebastião. A vaqueirama saiu do Assentamento Umarizeiro percorrendo pela BR 406, passando pelas principais ruas da comunidade até chegar a Igreja Matriz.
Apesar da tradição de cavalgadas por este Brasil a fora, quem é devotos de São Sebastião, saíu montado em seus cavalos pelas ruas da comunidade para divulgar e homenagearem ao santo considerado padroeiro dos militares, dos injustiçados, e protetor contra pestes e epidemias.
Prestigiaram a festa além prefeito Hélio Willamy, os vereadores Edinor Albuquerque, Carlos Câmara, Eudes Miranda, o ex-prefeito Mozaniel de Melo, lideranças politicas do município, secretários e os vaqueiros da cidade e região.
E como um bom anfitrião Hélio disse que estava honrado em participar da Cavalgada de São Sebastião. “Todos os vaqueiros estão de parabéns pelo o belíssimo evento promovido”.
Além dos cavalos, bois, motos, carros, carroças e até bicicleta abrilhantaram o percurso. A imagem de São Sebastião foi estampada nas camisetas de cada vaqueiro. Cerca de 400 pessoas e seus cavalos, saíram do assentamento Umarizeiro até a igreja matriz no centro da comunidade.
Os vaqueiros percorreram cerca cinco quilômetros até chegar à comunidade. Onde todos se reuniram numa grande festa preparada exclusivamente para os vaqueiros. Bodão, o locutor das multidões, mas conhecido como Gogó de ouro, conduziu com sua voz todo percurso, trazendo ainda mais emoções aos vaqueiros que participaram da cavalgada.
O padre Flavio Bezerra abençoou todos os vaqueiros e cavalos. Ele disse que São Sebastião é considerado santo protetor contra pestes, por isso tantas pessoas ligadas ao campo participam das homenagens, para pedir proteção para lavouras. “Mas também é o momento de fazer agradecimentos”, diz o padre.
Disse ainda que a festa de São Sebastião deve fazer parte do calendário cívico e cultural de Guamaré. As homenagens ao padroeiro de Baixa do Meio começaram no dia 10 de janeiro, com procissão, novena, quermesse e termina com festa hoje, dia 20, data oficial do santo.
Toda segurança foi garantida com o apoio da Polícia Militar e da Guarda Municipal.