Prefeitura fortalece prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti em Guamaré.
O período é de estiagem e a Prefeitura Municipal de Guamaré, através da Secretaria Municipal de Saúde, Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil e Coordenação de Endemias, mantêm as orientações à população para continuar atenta ao controle do Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e do zika vírus, uma vez que o ovo do mosquito pode sobreviver até 450 dias mesmo em locais secos.
Os trabalhos de eliminação dos criadouros do mosquito iniciaram desde a ultima terça-feira, 26, na sede e zona rural do município, com visitas domiciliares, aplicação de larvicidas e orientação sobre as medidas de prevenção ao vetor.
O Levantamento do Índice Rápido do Aedes Aegypti, mostra que os criadouros estão nos imóveis, principalmente em vasos de plantas e reservatórios de água descobertos. Por isso, as ações contra o mosquito devem ser permanentes e o Município tem reforçado a recomendação para que a população colabore, como preparação para o período invernoso (janeiro a maio).
Orientações
Para diminuir a proliferação do mosquito é importante que a população examine o adequado armazenamento de água, o acondicionamento do lixo e a eliminação de todos os recipientes sem uso que possam acumular água e virar criadouros do mosquito.