Secretaria de Saúde, através da Vigilância Sanitária intensifica fumacê em combate ao mosquito Aedes Aegypti.
Está sendo intensificada a passagem do carro do fumacê nas ruas da sede e zona rural do município de Guamaré, a fim de combater o mosquito Aedes Aegypti. Essa é uma das principais armas da prefeitura para acabar com os insetos. Ao mesmo tempo a Secretaria de Saúde, Departamento de Endemias, Defesa Civil, continua realizando mutirões, percorrendo casas e terrenos fazendo vistorias e retirando materiais que possam servir de foco para o vetor.
A fumaça é composta por óleo mineral adicionado de inseticida, que mata os mosquitos adultos. Para ter um melhor aproveitamento, é recomendável que os moradores deixem portas e janelas abertas durante a passagem dos agentes. “O fumacê irá passar em todas as ruas, porém, nesse período de chuvas estamos priorizando a aplicação pela manhã cedo e final da tarde. Esperamos com isso que a fumaça mate os mosquitos, pois as larvas são eliminadas no trabalho diário dos agentes de endemias”, analisa a coordenadora de Endemia.
De acordo com o secretário de Saúde, Dr. Adriano Diógenes, a medida é essencial para o combate ao mosquito, porém alerta que a população também deve tomar as providências necessárias para a prevenção ao Aedes aegypti. “Estamos formando mutirões providenciando a limpeza dos terrenos e casas e como medida preventiva, intensificando a aplicação do fumacê, que está sendo difundido na dosagem limite. Porém não podemos combater esse mosquito sozinhos, a população deve ter consciência de que esse é um problema de todos e a colaboração de cada um faz toda a diferença. Limpeza do lixo domiciliar, descarte correto de materiais que podem acumular água, tampar caixas d’agua, enfim, todas essas ações ajudam no combate ao mosquito transmissor dessa doença tão perigosa e por muitas vezes mortal”.