CMAS abre VI – Conferência Municipal de Assistência Social para discutir propostas e novas diretrizes para o município.
A Prefeitura Municipal de Guamaré, através da Secretaria de Assistência Social, e o CMAS, realizou na noite desta terça-feira(04), a abertura oficial da VI – Conferência Municipal de Assistência Social, na Câmara Municipal de Vereadores e contou com um bom público presente.
A vice-prefeita, Maria de Souza, representou o prefeito Hélio Willamy, o vereador Edinor Albuquerque, o poder legislativo, além de secretários, assessores, entidades, lideranças políticas, as convidadas Representante do Conselho Nacional de Assistência Social: Maria Raimunda Nonata Cadó e a Secretária Municipal de Trabalho de Assistência Social (SEMTAS) de Natal / RN a Senhora Ilzamar Silva Pereira a população em geral compareceu ao evento.
A VI- Conferência Municipal de Assistência Social, tem como objetivo realizar uma avaliação técnico-política do SUAS em cada esfera de governo, sob o ponto de vista dos diferentes segmentos envolvidos. Com base nesse processo será possível definir as prioridades para a construção do Plano Decenal da Assistência Social, conforme previsto no lema: “Pacto Republicano no SUAS rumo a 2026: O SUAS que temos e o SUAS que queremos.”
Vale ressaltar a centralidade da mobilização dos segmentos, para participar de todo o processo, especialmente os usuários da assistência social, o que permanece como um grande desafio a ser enfrentado em todo o país. Bem como, eleger os delegados para representar o município na X Conferência Estadual de Assistência Social.
Na abertura do evento, o público presente ouvir a leitura do Regimento Interno, da VI Conferência Municipal de Assistente Social , lida pela a Vice-Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Kelly Paulino Pereira e logo após as autoridades compôs a mesa.
A Presidenta do Conselho Municipal de Assistência Social: Marisa Rodrigues da Silva, oficializou a abertura da VI Conferência Municipal de Assistente Social. Marisa ainda falou sobre os 10 anos do SUAS do município de Guamaré, e destacou a importância do momento para consolidação do SUAS. “Que possamos debater necessidades e demandas no âmbito da assistência social”, disse.
O público ainda prestigiou uma apresentação com os adolescentes do Núcleo de Participação e Desenvolvimento dos Adolescentes (NUCA) com a temática: “Os Direitos dos Usuários do SUAS”.
A Palestra magna “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026” – LEMA: “Pacto Republicano no SUAS rumo a 2026: O SUAS que temos e o SUAS que queremos” foi ministrada pela, a Secretária Municipal de Trabalho de Assistência Social (SEMTAS) de Natal, (Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN 1990), Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN 1996) e Mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN 2004), a Senhora Ilzamar Silva Pereira, na debateu a atual política de assistência social e propôs novas diretrizes. “A assistência social é muito mais ampla e, neste sentido, é preciso discutir novos paradigmas e os direitos socioassistenciais dos seus usuários”, afirmou Izamar.