Visão de Jogo: Um prefeito que tem olhos de craque
Desportista nato, o prefeito de Guamaré, Hélio Willamy, sempre teve o esporte em seu DNA, apesar da grande responsabilidade que tem de administrar a prefeitura. Ele ainda encontra tempo para praticar esportes jogando bola, defendendo seu município em campo na seleção de veteranos da cidade.
É fato que nem só de pernas vivem os jogadores máster de futebol. A medicina mostra que treinar os olhos melhora o desempenho dos atletas, e aquele jogador que tem visão de jogo, tem mais habilidade e melhor desempenho nas quatro linhas.
Visão de jogo
Numa partida realizada entre a seleção de veteranos de Guamaré, contra Macau, com a seleção da 1ª CIPM. No primeiro instante, ninguém percebeu ou entendeu aquelas jogadas no meio de campo do prefeito Hélio. Observe que mesmo com o domínio da bola, o olhar do atleta está voltado ao campo, procurando espaço de assistir ou mesmo chegar ao gol.
Uma jogada genial
Hélio recebeu a bola na entrada da área do oponente e, em vez de driblar o zagueiro e partir para o gol, tocou-a com pouca força para o lado direito, onde não havia nenhum jogador.
Seria um erro primário cometido pelo o prefeito artilheiro? Nada disso. Foi, na verdade, uma jogada genial. Lá de trás, vinha o atacante Carlos, veloz como um foguete.
Veio no momento certo
O passe de Hélio veio no momento certo, na hora certa, na medida exata. Resultado: Mais uma bola no fundo das redes do goleiro da 1ª CIPM. Era o segundo gol da Seleção Master, que selaria a conquista da partida por 5×1.
Habilidade com a bola
Qual a explicação para o passe genial? Como o prefeito Hélio conseguiu perceber, quase de costas, a aproximação do atacante Carlos? A resposta não tem nada de sobrenatural.
O prefeito tinha aquilo que, no meio futebol costuma-se chamar visão de jogo, habilidade com a bola, a capacidade de perceber os movimentos dos jogadores, não somente da sua equipe, mas também do adversário, num piscar de olhos, tudo o que se passa à sua volta.