Emancipação do Alto do Rodrigues: O pior dos últimos 53 anos.

Emancipação do Alto do Rodrigues: O pior dos últimos 53 anos.

“A atual gestão envergonha o cidadão Altorodriguense. A data de aniversario da fundação de uma cidade é motivo de orgulho para todo cidadão”. 


Por Eider Medeiros

Toda cidade de interior se organiza durante todo ano para celebrar o seu aniversário. A atual gestão governou a cidade durante os últimos 3 anos de uma forma tão desastrosa, que vem destruindo com tudo o que a cidade tem, inclusive com a sua data maior: o seu aniversário.

De forma melancólica, a cidade chega na data do seu aniversário observando o prefeito e secretários usufruindo de gordos salários e de fartas mordomias sem ao menos se darem  ao trabalho de fazer um calendário com atividades para a data comemorativa da cidade.

Atualmente, a prefeitura arrecada mais de 4 milhões de reais por mês para governar uma cidade com pouco mais de 12 mil habitantes e o prefeito vem a publico dizer que a prefeitura passa por dificuldades financeiras. Isso é no mínimo irônico.

Nos dois primeiros anos da atual gestão, a prefeitura arrecadou –segundo o prefeito em suas palavras – 127 milhões. Em contraste, nos dois primeiros anos da minha gestão, a cidade arrecadou 51 milhões. Isso mostra que a atual gestão teve uma sobra de 76 milhões de reais em relação aos dois primeiros anos de minha gestão.

Posso alistar algumas das muitas realizações nos dois primeiros anos da minha gestão: 

Obras; 

Socorro às vítimas da cheia (com medicamento, locação de casas, distribuição de água mineral e botijões de gás, medicamento e acompanhamento médico, distribuição de colchões e etc.);

Reforma de casas;

Construção de casas;

Novas ruas calçadas;

Recapeamento asfáltico da Avenida Ângelo Varela;

Carnaval;

O evento junino João Pedro;

Festa da criança;

Festa da Banana;

Passeio da Feliz Idade;

Distribuição do fardamento escolar;

Mais de duas mil famílias beneficiadas com Cartão Cidadão;

Recapeamento asfáltico da Rua José dos Santos;

Recapeamento asfáltico da Rua Bom Jesus ( rua do cemitério);

Recapeamento asfáltico do centro da cidade;

Construção do Banco do Brasil;

Construção de cisternas para o homem do campo;

Perfuração de poços artesianos;

Reforma completa do cemitério Bom Jesus;

Alto Luz do Natal.  

Citei apenas algumas obras e ações entre outras que foram realizadas tanto na sede do município quanto nos distritos para nos lembrarmos de como nossa gestão trabalhou muito arrecadando pouco.

Na atual gestão, nem o prefeito, nem seus secretários apresentaram a sociedade uma programação de atividades, por mais singela que fosse, alusiva ao aniversário da cidade – embora uma programação modesta seria inadmissível levando em consideração os milhões que entram na prefeitura a cada 10 dias.

SEM NECESSIDADE 

Será que o prefeito, seus filhos e suas cunhadas secretárias não viram a necessidade de ter programado alguma coisa para a cidade?

Será que as mordomias e os gordos salários que o cargo público está proporcionando para eles, os deixam embotados ao ponto de não levarem em consideração a necessidade do povo?

Onde eles estão em pleno aniversário da cidade? Viajando, em shopping, em praias, em festanças por aí a fora na capital do Estado? Talvez.

E o povo e a cidade, como ficam? Parece que na ótica deles não necessidade de se fazer nada para o povo.

Declarar ao povo que está impedido de fazer festa?! O que essa gestão fez para que fosse impedida de fazer os festejos? Por que o prefeito, suas cunhadas e seus filhos secretários não fizeram uma programação alternativa?

O conforto deles é tão grande que não lhes permitem se esforçar e fazerem algo de bom para a nossa querida cidade e seu povo? Será que eles acham que não há necessidade?

O POVO MERECE RESPEITO 

Fazem mais de 3 anos que o atual gestor está governando a cidade e até hoje não iniciou, concluiu e inaugurou uma obra na cidade.

A cidade completa 53 anos de idade amargando nesta gestão o abandono na área urbana e na zona rural,  a desvalorização do servidor público que ainda não tive o aumento, a redução nas gratificações, o atraso em salários, atraso de fornecedores, entre outros absurdos de um governo da quarta cidade que mais arrecada royalties no Rio Grande do Norte.

Na área de saúde, a falta constante de médicos e medicamento tem sido uma referência na atua gestão. A frota de ônibus e ambulâncias sucateada. Ruas esburacadas, além de escolas e outros bens públicos precisando de manutenção.

Prédio da Assistência Social desativado e abandonado. Rodoviária municipal caindo aos pedaços. Tudo isso demonstra a falta de zelo e de carinho do prefeito para com a cidade e seu povo.

E o pior de tudo é que, ao sair da prefeitura, deixei no orçamento a construção do novo hospital, de 400 casas, do centro de apoio ao idoso, de uma creche com 90% concluída, a ampliação do mercado municipal em andamento, a construção dos pórticos da cidade iniciados, a instalação de dois dessalinizadores na zona rural. Deixei também um convênio para a construção de um conjunto de  40 casas, adquirido com verba do PAC2, e até hoje essas casas foram iniciadas, mas não foram concluídas.

Faltaria tempo de alistar o que a cidade e o povo perderam na atual gestão. Acredito que em breve a população dará um basta neste descaso.

Desejo a todos de minha cidade que não percam a esperança de ver a nossa cidade voltar a crescer e ser aquela cidade alegre que sempre foi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.