Fórum discute mudanças climáticas e ambientais em Guamaré

Fórum discute mudanças climáticas e ambientais em Guamaré

O I Fórum sobre mudanças climáticas e os reflexos ambientais no município de Guamaré foi idealizado pela SEMURB como marco inicial de um espaço de construção de cidadania em seus aspectos socioambientais.

Neste primeiro momento foi realizado  no intuito de provocar discussões com jovens e adultos, bem como a comunidade em geral,  com o objetivo de termos um olhar crítico e reflexivo voltado à realidade local como resultado de ações globais. Estiveram presentes autoridades locais, representando o poder público municipal, escolas com turmas do Ensino Médio, EJA, e graduandos de Ciências Biológicas do Polo UAB.

Inicialmente a Secretária desejando as boas vindas e agradecendo o empenho dos participantes que demonstra a responsabilidade que cada um tem com a temática ambiental, tendo reforçado que a gestão municipal sozinha não resolve os problemas assim como se apenas poucas pessoas fizerem suas ações sob a ótica da responsabilidade ambiental também não soluciona. O que precisa é população e poder público andarem de mãos dadas com um objetivo único que é a melhoria da qualidade ambiental de nosso município.

EM seguida, foi apresentada a palestra pela Professora da UFRN – Iracema Miranda, que é natural de Guamaré, onde foi dado enfoque ao significado da mudanças climáticas e os reflexos das atitudes humanas como contribuição para os efeitos negativos com a humanidade.

Foram mencionados ainda as praticas sustentáveis que podem ser tomadas como cotidianas no sentido de cada munícipe colaborar com a melhoria do clima local, melhoria da qualidade ambiental e dessa forma melhorar índices no estado no pais e no mundo.

Ao final da palestra foram mostrados projetos que atualmente estão sendo desenvolvidos no Museu Camara Cascudo – UFRN e que foi o ponto culminante da apresentação pois foi visto que as praticas adotadas no Municipio de Guamare estão em total consonância com o que foi demonstrado o que fez com que se constatasse que Guamaré está no rumo certo de suas ações e praticas adotadas pela SEMURB.

Finalizando o evento houve a interação com o público através de perguntas e respostas pela mesa, onde mais uma vez se constatou que as diretrizes adotadas pelo município caminham para a melhoria da qualidade ambiental do município. Os questionamentos envolveram desde a arborização urbana, a coleta seletiva, a recuperação dos manguezais e poluição da cidade, das praias e rios. Neste sentido, foi esclarecido que o município hoje esta produzindo mudas de espécies nativas e frutíferas, incentivando a formação da cooperativa de catadores, e este ano a previsão de implantação da coleta seletiva no município, e ainda as ações que contam com o voluntariado que tem demonstrado uma crescente mobilização social com a preocupação com a poluição de nossos espaços públicos de lazer e recreação como a Ilha do Presídio, Canto do Amaro, praias de Aratuá e Miassaba.

A professora Iracema agradeceu o convite e afirmou ter sido muito proveitoso ver que as praticas corretas tem surtido efeito ao ver o comprometimento dos alunos com a temática ambiental, vendo que essa troca de informações demonstrou que eles estavam familiarizados com o tema abordado.

A SEMURB foi convidada para palestrar no Museu Câmara Cascudo  para demonstrar as praticas adotadas no município, o resultado desses trabalhos realizados através da educação ambiental realizada nos últimos anos.

Veja mais fotos clicando nas imagens para ampliá-las:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Facebook
Twitter
Instagram
WhatsApp