VI Conferência Municipal de Saúde de Guamaré debate garantia de direitos e defesa do SUS

VI Conferência Municipal de Saúde de Guamaré debate garantia de direitos e defesa do SUS

Nesta quinta-feira (30) a Prefeitura de Guamaré, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a – VI Conferência Municipal de Saúde, com o tema: Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia. O evento aconteceu no Centro de Convenções Vicente de Brito Miranda e contou com a presença da vice-prefeita, Eliane Guedes, do secretário municipal de Saúde, Fabrício Morais, vereadores, secretários municipais, o corpo técnico de servidores da saúde do município e a comunidade guamareense.

A programação contou uma peça teatral que falou sobre a importância da vacinação, realizada pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde e a palestra magna ministrada pela Terezinha Guedes Rêgo de Oliveira. No turno da tarde, a plateia foi dividida em grupos para debater as políticas públicas por eixos de atuação e eleição dos delegados municipais que irão para a Conferência Estadual de Saúde.

As conferências municipais de saúde são espaços públicos, em que representantes da sociedade civil e do governo municipal deliberam e estabelecem ações para a melhoria dos serviços de saúde pública. A participação da sociedade na definição das políticas de saúde constitui um princípio orientador do sistema público de saúde no Brasil. Esse princípio é incorporado como norma constitucional e legal na configuração do Sistema Único de Saúde (SUS) no país, na forma de conselhos e conferências de saúde em todas as esferas de governo.

Em seu discurso, o secretário municipal de Saúde, Fabrício Morais destacou que o município de Guamaré é um dos principais polos de Saúde do estado, considerado uma referência em várias áreas. “Guamaré oferta 100% de cobertura da ESF através das 8 UBS e 6 posto de saúde, um dos melhores municípios em oferta de serviços na atenção básica, vigilância em saúde eficiente e resolutiva e a oferta de serviços de saúde de Média complexidade em nossas próprias Unidades de Saúde”, exemplificou.

Em 2022, foram aplicadas 9.107 doses de vacinas de rotina e ainda 23.199 doses de vacinas de COVID; 140 mil procedimentos ambulatórias entre Consultas e exames especializados; 6.647 procedimentos odontológicos especializados (CEO); Foram realizados 25.232 exames laboratoriais. Internamos 1.482 pessoas, dessas 896 foram no próprio Hospital Manoel Lucas de Miranda e as demais ocorreram em outros municípios, porém com financiamento e apoio do município de Guamaré. Os dados foram apresentados pelo secretário municipal de Saúde, Fabrício Morais durante o discurso de abertura.

Asscom/PMG

Veja mais fotos clicando em cima das imagens para poder ampliá-las:

Comments are closed.
Facebook
Twitter
Instagram
WhatsApp