Material de informática da prefeitura de Guamaré é encontrado no lixão.

Material de informática da prefeitura de Guamaré é encontrado no lixão.

Material de informática da Prefeitura Municipal de Guamaré com placas de tombamento foi encontrado na manhã da ultima terça-feira (18), no lixão, que fica localizado as margens da RN 221. Os computadores estavam desmontados, mas foi possível verificar que entre CPUs, monitores, teclados e uma impressora, havia cerca de três máquinas descartadas no lixo com placa de tombamento do órgão público do atual governo.

O fato ocorrido abre um largo questionamento sobre os constantes sumiços de computadores de algumas secretarias. E outros que são encaminhados para conserto, e não há mais retorno ao seu lugar de origem, onde existe um registro catalogado de material público permanente pelo o setor do Patrimônio Público.

É grave a denuncia!

Diante da gravidade da denuncia, o blog foi ao setor de informática da prefeitura colher alguns informações. O responsável não se encontrava no momento no local. Conversei com outro servidor terceirizado, que diante das minhas perguntas, me informou o procedimento de entrada e saída das máquinas que chegam ao departamento.

Pois bem…

Segundo ele, após o recebimento das máquinas das secretarias ou departamento da prefeitura que chega com algum defeito, quando não é consertado na hora aqui mesmo, é encaminhado de imediato para empresa responsável pela manutenção de todos os computadores da prefeitura.

Empresa responsável

No portal da transparência da Prefeitura Municipal de Guamaré, identificamos a Empresa A & L INFO SOLUÇÕES EM INFORMÁTICA, vencedora da licitação para manutenção e reparação de computadores da prefeitura. O contrato mensal abrange a sede da prefeitura, secretarias e departamentos.

Que faça sol ou faça chuva, a prefeitura tem honrado rigorosamente em dia o pagamento de seus fornecedores e prestadores de serviços. O portal resolveu ir até a sede da empresa em busca de algumas informações.

A & L INFORMÁTICA fica localizada no centro da cidade, ao chegar no local, fui informado pela recepcionista que o empresário por nome de ALAN não se encontrava no momento pra dá qualquer informação. Muito atenciosa, a jovem me perguntou se o assunto era somente com ele, eu falei que sim.

Como funciona o trâmite dos equipamentos?

Após recebimento das máquinas que chegam à loja da empresa A & L INFORMATICA, de lá sai o diagnostico, se há conserto ou não. Sem solução, provavelmente o material deve ser descartado ou retornado ao seu lugar de origem como prestação de contas. Afinal… Há um registro, um tombamento.

O problema é que acreditem se quiser… Tem computadores protocolados pelas as secretarias, que faz mais de ano que se encontra para conserto sem retorno. E o problema era bem simples, como nos revelou secretários e assessores, como por exemplo,  configuração do Windows, trocar de fonte e etc.

Estranho… Muito estranho!

No CTG, por exemplo, da Secretaria Municipal de Indústria e Capacitação, há pelos menos três meses foram levadas duas maquinas para instalar o sistema, e até a presente data ainda não foi devolvidas, e parece que não há previsão.

Na Secretaria Assistência Social e no Tele Centro Comunitário, há maquinas que faz mais de ano sem previsão como CPUs e Impressoras.

Na Secretaria de Meio Ambiente, foram dois Nobreaks que não ainda retornaram desde fevereiro deste ano, e daí em diante. Na Secretaria de Educação e Secretaria de Saúde, o caso é mais grave sobre equipamentos de informática.

A & L INFORMATICA, além da grande demanda da prestação de serviço que tem com a prefeitura, a empresa também presta serviços particulares, e a outras empresas. Estes clientes não têm reclamado da prestação de serviço da A & L, pelo o contrario… Tem elogiado a grande agilidade.

Voltando ao lixão

Conversamos com um catador de lixo que não quis se identificar, ele nos revelou que o caminhão do lixo despeja duas vezes por dia, as vezes três vezes, e os catadores numa soma de 10 pessoas, faz a separação do lixo quando o carro chega, e de vez em quando aparece equipamento de informática.

Disse ainda que costuma também chegar ao lixão carros pequenos com vidros escuros, que despejam lixo em sacos ou caixas de papelão. Estes costuma aparecer aqui sempre no final da tardinha, concluiu.

Criação de comissão para investigar

A prefeitura deve criar uma comissão para investigar todo tombamento público do município, em especial, na área de informática de onde as reclamações e denuncias são constantes.

Não é de hoje que a falta de cuidado com o bem público pede passagem, e  em muitos setores sofrem com o sumiço de equipamento sem explicações. Como por exemplo, muitos equipamentos permanente, comprados que seriam utilizados no Núcleo de Justiça e Cidadania,  sumiram da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Patrimonial.

Perguntar não ofende

Como fazer uma pergunta não é pecado e não ofende, irei fazer umas… Porque estes equipamentos de informática estão sendo encontrados desmontados no lixão com placas de tombamento?

Quando estas máquinas que foram para consertos de diversas secretarias e escolas irão ser devolvidos ao seu setor de origem?

Quando a prefeitura irá implantar uma politica de fiscalização ao patrimônio público com mais rigor?

O espaço fica aqui aberto para qualquer manifestação que se fizer necessário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Facebook
Twitter
Instagram
WhatsApp