Solenidade de abertura da IV Semana do Bebê de Guamaré.

Solenidade de abertura da IV Semana do Bebê de Guamaré.

img_0537

Na noite desta quinta- feira (06) realizou-se na Câmara Municipal de Guamaré, a Abertura Solene da IV Semana do Bebê, este ano com o tema “Fortalecendo o Atendimento na Primeira Infância”. O evento começou oficialmente com a formação da Mesa de Autoridades, composta pela senhora Marisa Rodrigues, Secretária Municipal de Assistência Social e Articuladora do Selo UNICEF; pela senhora Gabriela Beserra, representando a Secretaria de Saúde; senhora Diana Shirley, representante da Secretaria de Educação e Cultura; pelo senhor Fabrício Morais, representando a pessoa do excelentíssimo Prefeito, senhor Hélio Willamy; Dr. Pedro Avelino, Procurador Geral do município, e por fim, senhora Edna Maria, coordenadora da REPI/RN e especialista em Primeira Infância.

img_0539 Em seguida, houve a apresentação cultural do Coral Pingo de Gente, regido pelo Professor Wagner, que emocionou o público com as músicas “Minha Canção” e “O Caderno”, clássicos da MPB. Após desfeita a Mesa, a senhora Marisa Rodrigues foi chamada ao púlpito para apresentar a Trajetória das Semanas do Bebê em Guamaré, e começou sua fala lembrando o quanto a cidade já havia feito em prol da Primeira Infância nos últimos quatro anos, graças à gestão de um Prefeito que tinha esse olhar especial voltado para os pequenos.

img_0536 A Secretária também fez questão de agradecer a presença dos técnicos de todas as Secretarias envolvidas, bem como, dos Conselheiros do CMDCA e mencionou a ausência justificável da Secretária Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Larisa Mayara, que estava recebendo um prêmio em Natal graças ao seu trabalho e esforço pelo município. Também ressaltou a ausência da Frente Parlamentar da Primeira Infância, mas os vereadores haviam se comprometido em participar posteriormente de outras atividades referentes à IV Semana do Bebê. A apresentação da Trajetória das Semanas do Bebê em Guamaré mostrou a progressão temática dos eventos, que teve na sua primeira edição o tema “O Bebê e o Mundo que o Cerca”, seguida da edição “A Infância que Queremos”, que suscitou num amplo debate com a sociedade guamareense sobre como tratar a infância no município. Na segunda edição, o tema “Direito à vida, a proteção, a cuidar e educar. Na terceira edição, o tema “Guamaré cuidando da primeira infância: Responsabilidade de todos: família, estado e sociedade”, no qual gerou maior articulação entre Governo e Sociedade Civil para o cuidado na Primeira Infância, e agora, na sua quarta edição, Guamaré visa o fortalecimento do atendimento às crianças de 0 a 6 anos.

img_0542
Também foi mostrado o processo de Planejamento das Semanas do Bebê, que é feito em conjunto com a Comissão Intersetorial, através da construção de um Projeto e das Mobilizações realizadas em todas as comunidades, que visa envolver o público nas atividades da Semana. A Secretária destacou que a Semana do Bebê é lei municipal (Lei Municipal Nº 609/2013), e que deve acontecer impreterivelmente entre os dias 06 e 12 de outubro, mas lembrou que as ações da Semana do Bebê acontecem o ano inteiro através do trabalho das Secretarias que atendem este público específico. Fez destaque às Oficinas Preparatórias, às reuniões da Comissão Intersetorial, à Mobilização nas comunidades, e pediu uma salva de palmas pelo envolvimento dos profissionais nas atividades realizadas.

img_0545

Por fim, apresentou a Programação da IV Semana do Bebê, que teve início pela manhã com a visita ao Hospital Municipal pelas gestantes atendidas pelos ESF’s I e II, e à tarde com a Passeata do Bebê e Hasteamento das Bandeiras. Convidou a todos para o Seminário Intersetorial, que tem como objetivo elaborar propostas para intervir nas políticas públicas para Primeira Infância, e destacou o reconhecimento internacional dado pelo UNICEF à Guamaré pela realização das Semanas do Bebê, bem como a realização do Seminário Municipal do Marco Legal, que aconteceu em agosto. A Secretária finalizou sua fala ressaltando a corresponsabilidade de todos, principalmente da família, núcleo de desenvolvimento da infância, e deixou uma reflexão a todos sobre os novos arranjos familiares, que a políticas públicas deveriam estar prontas para atender, pois este era um processo de mudança na sociedade e conscientização das pessoas.

img_0532 Em seguida houve a apresentação da senhora Edna Maria Fernandes, coordenadora da Rede Estadual da Primeira Infância – REPI/RN, que concentrou no subtema da Semana do Bebê, “Família, Agente no Cuidar da Primeira Infância”. Logo de início, ela parabenizou a iniciativa do Prefeito Hélio pela garantia dos direitos da criança na Primeira Infância, e por um dos legados da Semana do Bebê, o Programa de Atendimento à Primeira Infância – PAPI, fruto de um curso realizado na Universidade de Havard pela Secretária Marisa.

img_0534 Ela começou sua apresentação indagando ao público “o que era Primeira Infância”, após algumas respostas, Edna teceu comentários dizendo que a Primeira Infância era a fase que compreendia do nascimento do bebê até os seis anos completos, não apenas a chamada “idade de creche”, de zero a três anos. Seguiu mostrando a construção histórica da infância no mundo, passando da Idade Média aos dias atuais. Explica que somente no século XVIII surge o conceito de família e amor, e apenas nos dias atuais percebeu-se a importância da Primeira Infância, graças à contribuição da neurociência. Ela preconizou que era fundamental garantir o melhor para a criança desde o começo da vida, pois isso garantiria seu pleno desenvolvimento como ser humano. Fez destaque também ao Programa Criança Feliz, lançado esta semana pelo atual governo federal, que visa melhorar o atendimento às crianças de zero a seis anos. Finalizou sua fala ressaltando que Guamaré tinha um efetivo compromisso com a Primeira Infância, e da participação do município na Campanha pela Primeira Infância, onde os candidatos a Prefeito assinaram um termo de compromisso para continuar as políticas públicas para esta fase crucial da vida do ser humano.

O evento encerrou com um coffee break e o convite ao público para participar do Seminário Intersetorial pela Primeira Infância, que apresentará o diagnóstico da Primeira Infância no município e a discussão sobre a criação de uma creche intersetorial e integral.

img_0556

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Facebook
Twitter
Instagram
WhatsApp